quarta-feira, 1 de junho de 2011

mais alguns devaneios....

Só venho aqui quando minha mente começa a divagar de tal forma que se de alguma maneira eu não tente me livrar disso, enlouqueço quase que instantaneamente. A rotina e a mesmice, me deixam louca a cada dia que passa. Uma colerazinha às vezes até que é bem vinda, serve de impulso pra que se caminhe adiante. Uma vida pacata, monótona, controlada e o pior de tudo, rotineira, me deixa louca. Faço das palavras de Clarice Lispector as minhas:

"Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes… tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:- E daí? Eu adoro voar!Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre."

Não sei amar pela metade, não sei fazer as coisas mais ou menos, não sei gostar um pouquinho e também não sei odiar. Tudo que é intenso me fascina. Acho que esse mundo é grande demais, com gente sofrendo demais em todos os cantos, em todos os países e cidades. E o que é que fazemos pra ajudar ? NADA, o que vc faz para colaborar com quem precisa de uma mão? NADA !!! Sabe porque ? estamos ocupados demais, trabalhando, estudando, comprando, defendendo nossos interesses, defendendo nossos sonhos e defendendo a falsa ideia de felicidade: quanto mais estudo e mais trabalho, mais dinheiro ganho e melhor vida vou ter. Sabe o que é isso? uma tentativa vã de conquistar STATUS, que pela definição popular nada mais é do que: "Comprar o que você não quer, com dinheiro que você não tem, pra mostrar a quem você não gosta, uma pessoa que você não é."

Esse mundo me deprime. O ser humano está como um hamster: preso num labirinto, não consegue achar a saída, e tb não quer, está cômodo pra ele ficar ali. Vive dentro de um círculo vicioso - trabalhar, comprar, gastar, e etc. E as causas nobres ? quem defende? e esse monte de lixo colocados no parlamento com o intuito de governar para o povo ? a única coisa que querem de nós é a nossa ignorância, (bem exemplificada com a nova cartilha ridícula do MEC que ensina falar errado), pois através dela se consegue todo tipo de barbárie cometida com o dinheiro da população.

Um dia ainda enlouqueço, faço minhas malas e vou por aí. Me meto num projeto social da África, largo tudo e vou prestar serviços comunitários, trabalhar em prol do ser humano, e de alguma maneira fazer a diferença na vida de alguém, mesmo que seja pequena. Isso talvez me faria sentir melhor, a cada dia que passa me convenço mais que servir ao próximo é a chave para a felicidade.

Moral da história: Essa minha indignação não serve de nada.
Como diz a música de Skank:

"A nossa indignação
É uma mosca sem asas
Não ultrapassa as janelas
De nossas casas"


Atitude... vale mais que mil palavras.
Esse texto não vai causar nada, nenhuma mudança, e vai se perder no tempo, talvez ninguém leia. Não precisa.
Foi apenas um momento de revolta com o descaso do ser humano e dessa vida louca que levamos.

4 comentários:

Varli José Dorighello disse...

Não acredito que sua indignação não sirva para nada...
Vc conhece a estória do garoto que ia jogando as estrelas do mar para dentro d´água...??? Para pelo menos uma delas, ele fez a diferença...
Se vc conseguiu tocar o coração de mais alguém, além de mim, com o seu texto, vc já fez a diferença...
Continue com seus devaneios... com suas angústias... com suas coisinhas que não servem para nada... eu lhe garanto que para seus amigos, elas valem muito...
Fique com Deus... até um dia...
Varli...

Varli José Dorighello disse...

Não sei o que está acontecendo... é a terceira tentativa de lhe escrever... e sempre está acontecendo algo... a postagem não vai... vou tentar novamente...
Bom, não creio que sua indignição sirva para nada...
Se vc conseguiu tocar mais algum coração, além do meu, com o seu texto, garanto-lhe que sua tentativa não foi em vão...
Vc conhece a estória do garoto que jogava as estrelas do mar de volta à água...??? Para, pelo menos, uma delas, ele fez a diferença...
Vc está fazendo sua parte... fazendo sua diferença...
Eu procuro conscientizar meus alunos... pode ser que esteja jogando palavras ao vento... mas se um deles eu conseguir convencer, já estarei fazendo minha parte...
Fique com Deus... até um dia...
Varli...

Rosane Barboza de Toledo disse...

Oi Varli !!! Obrigada por escrever !!! acho que vc é o único que se dispõe a vir até aqui ler minhas divagações...rsrsrs. Sua postagem só aparece quando eu autorizo, por isso que vc acha que não está indo, eu fiz isso porque há algum tempo atrás fui vítima de um louco virtual...rs.
Mas obrigada por escrever. Neste dia estive um pouco revoltada, até apaguei meu orkut...rsss...
Saudades de suas poesias, escreva mais !!!

Bjos.

Feänor disse...

É uma triste constatação que você faz acerca da situação do ser humano. Assim como você, enxergo essa sociedade de consumo como um câncer atentatório contra nossa própria natureza humana, responsável por nos roubar nossa "experiência de estar vivos" pelo seu condicionamento objetificante. Acredito ser este o motivo de tanto descontentamento aparentemente sem causa nos dias atuais, e essa perigosa ausência de sentido apenas reforça nosso mergulho na cultura de excessos tão prevalente nos dias atuais.

Porém... sou culpado das acusações. De fato, não tenho o costume de ajudar senão aqueles que casualmente encontro no caminho de minha vida. Ao invés de dar desculpas ou explicações, me resignarei a meditar sobre suas palavras e reavaliar meu comportamento.