segunda-feira, 10 de maio de 2010

Abaixo o Mundo Virtual

Estou tentando encontrar um sentido válido pra toda essa vida virtual: orkut, msn, twitter, blog e etc.
Alguém pode me dar um motivo pra que eu mantenha tudo isso ativo ?
Essa besteira de orkut, por exemplo, é utilizado com a desculpa de "eu preciso manter contato com meus amigos, encontrei muita gente que eu não tinha mais contato" e blá, blá, blá... mas fala sério, quantos daqueles trocentos "amigos" vc realmente se comunica de verdade pelo orkut ? eu tenho certeza que os seus amigos de verdade vc tem e-mail e telefone, não precisa do orkut.
Será que devo excluir?
E o msn ? não tem uma vez que eu me lembre que ele tenha sido importantíssimo pra falar com alguém. Aliás, eu só entro off line, e falo só quando quero. E também já me trouxe mais aborrecimentos que alegrias.
Então tb devo excluí-lo ?
Twitter nunca me serviu de nada, nem preciso dizer.
Esses sites de relacionamentos servem mais pra alimentar nosso ego do que pra qualquer outra coisa. Colocar minhas fotos (as melhores, é claro) de todos os lugares legais que vou, de todas as festas, dos meus amigos, do meu trabalho; colocar minhas comunidades dizendo como sou a "boazona" nisso ou naquilo, só servem pra mostrar a superficialidade de minha vida, e muita gente se utiliza disso pra aparentar aquilo que não são mas que gostariam de ser.
Eu tenho um preconceito imenso contra as pessoas que se super expõe na internet, vc entra no orkut do indivíduo e só encontra fotos dele mesmo em todos os ângulos possíveis (só os melhores, e com photoshop), e as comunidades ? "eu tenho pegada", "sou inteligente", "os mais lindos", "me odeia? entra na fila", e etc..... Sem contar que o indivíduo passa o dia jogando numa colheita idiota que nem sei o que é. Quando vejo esse tipo, logo penso "mais um idiota sem cérebro". Definitivamente, sou contra esse falso marketing pessoal na internet.
E esse blog ? bom, nem sei porque ainda o mantenho, já quis apagá-lo muitas vezes, mas é que ele me serve de válvula de escape. Deixo aqui minha raiva de vez em quando, e minhas insanidades também, ninguém lê mesmo. As pessoas não querem ler, dá trabalho. Então posso falar qualquer idiotice, quem me conhece já está acostumado e quem não me conhece fica conhecendo.
Queria me desfazer de tudo, tudo mesmo !!! Até do meu celular.
Já me imaginei mil vezes (só hoje) jogando ele num lago bem profundo (até sei qual lago...rs), com chance zero de recuperá-lo. Mas também não consigo me imaginar ficando incomunicável....
o que faço então ? preciso achar um caminho.
Acho que vou começar apagando meu orkut....

3 comentários:

Cíntia disse...

Rô, eu amei esse seu texto. =) excelente!!!! Eu diria que esse texto foi um dos melhores que já li dos seus contos e desabafos. =)
Eu concordo com todas as palavras e ideias que vc escreveu ai, e na boa, estou quase deletando o meu orkut. rs!
Com relação ao blog, eu ainda curto muito ler blogs, inclusive o meu....[apesar de ter tirado umas férias do meu blog, rs].
Na verdade, acho que os blogs são otimos para desenvlver nossa criação, conhecimento e intelectualidade.
Afe, acho que já escrevi bastante.
rs!
Fique com Deus.
Super beijo pra vc.

Anônimo disse...

oi rosane... dando uma olhada no seu blog, deparei-me com esta pérola... gostei muito... e devo dizer que ainda bem que vc não deletou nenhum dos seus mundos virtuais... porque senão, como eu iria ter te encontrado...???
eu mesmo já deletei várias vezes meu orkut... justamente na insana tentativa de deletar os "amigos deletáveis"...
mas eles voltam... são alunos que me adicionam... pessoas que eu nunca vi e, de repente, surgem do nada para me adicionar... parentes distantes que eu nem sabia que eram parentes...
mas sempre sobram aqueles AMIGOS, que mesmo vc não tendo contato constante, continuam AMIGOS e ocupam aquele cantinho cativo no nosso coração...
virei seu fã...
prometo voltar mais vezes por aqui...
que a sua produção permaneça brilhante...
beijo no seu coração...
varli...

Felicio Mascarenhas disse...

Olha eu aí lendo suas reflexões de novo. Vou "resumir" (imagina se fosse detalhar) meu comentário no seguinte: Eu gosto de cadeiras. Especialmente aquelas com rodinhas e que você consegue espreguiçar reclinando até quase cair. Mas ouvi dizer de um cara que assassinou o colega de trabalho com uma cadeirada. Triste. O facebook/orkut/twitter/etc é como as cadeiras, só que quase todo mundo está usando para meter na cabeça dos outros ao invés de sentar e espreguiçar. O problema está no uso. E a forma de usar vem da na natureza humana combinada com a falta de educação. O que mundo mais sente falta é de conteúdo. Entendendo conteúdo como o bom conteúdo, que agrega, que ajuda, recheado de empatia e bondade. Imagine um mundo repleto de pessoas ponderadas, inteligentes, sábias, modestas, comedidas, simpáticas, empáticas (difícil imaginar isso né?). Agora imagine como seriam usadas as ferramentas como estas por tais pessoas. Portanto, em minha humilde opinião, o que irrita a você (e a mim também profundamente) é o conteúdo que vai dentro das pessoas e que, por decorrência imediata, se transforma nesta palhaçada que vemos entupindo as redes sociais. De uma forma ou de outra, concordamos. Mas eu não vou cancelar meu facebook por que o mundo está infestado de zumbis imbecilizados. Só tentarei selecionar melhor os amigos que aceito e usá-lo de forma a refletir o que sou ao invés daquilo que fantasio ser.
Um abração forte pra você pensadora!
Felício Mascarenhas