sábado, 1 de maio de 2010

A diferença de idade nos relacionamentos

Apesar da novela "Viver a Vida" apresentar como tema central o romance de um homem com uma mulher mais jovem, a diferença de idade nos relacionamentos ainda não é bem vista e aceita pela sociedade. Talvez pelo tema ainda ser polêmico é que ele ganhou destaque no horário nobre da televisão.
Quando nascemos, a sociedade de um modo geral já tem planos e expectativas com relação ao nosso futuro e, conforme vamos crescendo, somos automaticamente "guiados" pelo caminho que nos foi traçado. O único problema disso é que raramente nos perguntam o que queremos da vida, e esperamos para o futuro. É por esse motivo que quando nos relacionamos com alguém que "foge do padrão" que nos foi determinado somos duramente repreendidos e discriminados.
Preconceitos maiores sofrem as mulheres que se relacionam com homens mais jovens. Além de elas terem de lidar com os problemas comuns em qualquer relacionamento, têm de superar o preconceito dos amigos e até da própria família. Para muitas não é fácil enfrentar todos e assumir o relacionamento. Há casos em que ter de superar preconceitos une ainda mais o casal.
O comentário mais comum a respeito da diferença de idade no relacionamento é o clássico "esse relacionamento é puro interesse". E eu concordo com essa frase. É puro interesse sim.
Interesse no amor, carinho, compreensão e afeto que o outro pode lhe proporcionar. Interesse não é somente financeiro. Todo relacionamento, seja entre pessoas do mesmo sexo, de sexo diferente, jovens, idosas, brasileiras ou estrangeiras é baseado no interesse. Só nos "interessamos" por alguém que tem algo a nos oferecer, e esse "algo" pode ser amor, dinheiro, segurança, companheirismo, respeito, compreensão e etc. Então todo relacionamento é uma troca de interesses, já que a outra pessoa também tem interesse por você. Com relação ao interesse financeiro, o preconceito faz com que as pessoas acreditem que ele está presente somente quando há uma grande diferença de idade no relacionamento.
Essa crença é errônea, porque há muitas mulheres de 40 anos interessadas somente no dinheiro de homens de 40, homens de 25 interessados no status e na boa vida de mulheres e 25 e etc. Outro mito a ser superado nessas relações é o de depois de certa idade as pessoas não são mais capazes de despertar a paixão nos outros e nem de iniciar um novo relacionamento. Culturalmente por volta dos 18/20 anos somos "forçados" a começar a busca pelo parceiro (a) ideal, no mais tardar até os 30 anos deve ocorrer o casamento e depois dos 35 morremos como homem e mulher para viver como pai e mãe em período integral.
Os casamentos devem ser preservados mesmo que um não suporte mais o outro. É por esse motivo que todos apontam o dedo para aqueles que escolhem ser felizes independentemente da idade e da fase de vida em que deveriam estar. Na vida o importante é ser feliz e se sentir bem, sem se importar com o que vão falar, ou pensar de você. Procure agradar em primeiro lugar a si mesmo, porque se você se importar somente com os outro terá vivido outra vida e não a sua.

http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/10324-A-diferenca-de-idade-no-relacionamento.htm

Nenhum comentário: