domingo, 16 de novembro de 2008

Torpor lúcido.

"Sei que despertei e que ainda durmo. O meu corpo antigo, moído de eu viver, diz-me que é muito cedo ainda... Sinto-me febril de longe. Peso-me não sei por quê...
Num torpor lúcido, pesadamente incorpóreo, estagno, entre um sono e a vigília, num sonho que é uma sombra de sonhar.
... eu não sei onde estou nem o que sonho."
(Na floresta do alheamento - Fernando Pessoa)




"Num sonho que é uma sombra de sonhar."

Sonhar... sonhar... viver em uma sombra de sonho. Eis aí uma verdade.
Ouço tanta gente dizer "a verdade é uma só´" e blá, blá, blá... eu mesma (até aqui) nunca conheci uma verdade que seja "só", sempre me parece vir acompanhada de várias facetas. Mas acabei de me fazer saber uma: vivo na sombra de um sonho.
Um espaço que existe entre a realidade e o sonho, deve ser a sombra, é aí que vivo.
Não sei se vivo isso realmente, ou se finjo. Finjo não ver, esse mundo.
Prefiro sonhar, acordada, ou quase, meio sonâmbula. Meus olhos se perdem entre dois mundos. Bem no meio, é onde estou, na sombra de mim. E isso não me deixa assim conformada não. Quero fazer parte, pertencer a algum lugar. Mas a sombra é só o que me resta.
A sombra me esconde da luz.
Na sombra não vejo além.
Na sombra descanso.

**********************************************************************************

Ahhhhh.... quer saber ? já me cansei desses meus devaneios sem fundamento, nexo, coerência, vou começar postar outras coisas aqui.
Hoje tô meio revoltada, nem sei porquê, não tem dias que vc fica assim também?
Quero ir morar noutro lugar, quero outra vida, quero ser eu de outro jeito, entende? não né, ninguém me entende. Mas tudo bem, vou me acostumando com o não entender.

Mas esse blog tá me chateando agora, tô querendo apagar tudinho...
Por enquanto vou postar uma mensagem bonitinha. Clica aí na imagem abaixo.

7 comentários:

KathY CatherYne disse...

Todos nós temos dias em que queremos sumir, fugir, mudar tudo,.,.,.

Bird disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bird disse...

acho que sei o que quer dizer, ou ao menos, penso saber!
ás vezes, também tenho esses momentos.
mas, quanto ao sonhar..Ou melhor viver na sombra de um sonho. seria uma não-realidade? um lugar só nosso. já que nós escolhemos o jeito que vemos/encaramos as coisas.
P.S.: quase tenho um ataque quando vi o meu blog no meio dos "seus blogs favoritos". Fiquei feliz^^.
Não exclua o teu blog, ele é um ponto em que tu podes pôr as tuas idéias, teus pensamentos, o que tu sentes. enfim, escrever: estar em contato com outros. voto para a não exclusão do blog.

Bird disse...

Bom...aquele texto é bem pessoal...e no caso, até eu queria esse formula (para não se apaixonar), porque quando estou assim não consigo entrar em acordo comigo (fico todo tempo pensando na pessoa como uma adolescente boba). Está apaixonada por alguém? Hm...sabe, algumas pessoas dizem que se apaixonar é bom. Mas, só é bom quando somos correspondidos.Amar sem ser amada não tem graça...

como eu já falei acima: não delete seu blog. as pessoas lêem e comentam, e se for para ser assim: que elas sejam seu combustível! (me refiro aos comentários). Tens talento^^, deves continuar escrevendo^^.
P.S.: Obrigada pelo elogio.^^

Feänor disse...

Engraçado, nossos posts possuem uma certa identidade... Talvez nossos problemas sejam um pouquinho parecidos.


"A verdade é uma só..." Fiquei pensando nisso quando li no seu blog, e acho que concordo com os que dizem. Realmente, a verdade é uma só: aquela que você escolhe como verdadeira!


Minha querida, deixe-me dizer a você o que penso do sonho e da realidade. Ambos são a mesma coisa! Não há diferença!

A diferença passa a existir quando a experiência cessa por um motivo ou outro, certo? Mas esta explicação vale tanto pro real quanto pro ilusório! Ou na realidade eventos - ou cenas, como gosto de chamar - por exemplo, também não terminam?

A diferença, então, é que chamamos de "sonho" tudo aquilo para o que enxergamos um final inevitável definido como algo ruim. Ilusão é um conceito temporal e que se aplica potencialmente a tudo!

Assim, por exemplo, algo que chamamos hoje de ilusão poderá, um dia, perder este status. Eu anseio pelo dia em que poderemos nos plugar em uma matrix e viver vidas alternativas sem nunca regressar ao mundo dito como "real" - que, aliás, segundo teorias científicas e filosóficas pode muito bem ser uma própria matrix dentro de uma quase infinita sucessão das próprias.

Acho que me empolguei...

Não sei bem como te aconselhar. Eu mesmo não enxergo nada de real para qualquer lado que me volto... É tudo ilusão, é tudo fumaça e espelhos.

Só queria ter o poder de esquecer que vi os bastidores e poder, como todos fazem, me divertir com a peça da vida como se realidade fosse.

Lamento muito, e te desejo melhoras...



E sobre teu blog, eu espero que não o delete! A decisão final, claro, é sua, mas deixo meu voto de protesto contra. Sempre gostei daqui. Gosto dos seus escritos. Há honestidade no que você escreve... Cansei de ler diários de personagens - coisa que você não é.

Pense bem antes de fazer isso...

Bjs, e boa sorte...

Rosane Barboza de Toledo disse...

Querido Jarbas, não lamente por mim !!! Sou um pouco desnorteada mas me sinto bem sendo assim. Isso é uma verdade que nunca muda em mim, é minha verdade, saber que tudo a minha volta não passa de um grande truque ilusório.

Gosto muito quando me escreve, e eu com certeza gostaria de ter o dom (como o seu com as palavras) pra criar personagens, criar lindos textos mas, não sei mesmo. Sei apenas falar sobre mim, por isso que às vezes me dá vontade de apagar tudo. Tem dias que canso de mim e meus devaneios.

Mas vale apena estar aqui, por vcs, desconhecidos, que às vezes parecem ser os únicos a ler e entender um pouco da minha alma. Isso não me deixa só.

Bjos.

Rosane Barboza de Toledo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.