segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Cidade Vergonha


Boa Noite Amigos !!!

Estou postando um poema de um autor que quase ninguém conhece, eu pelo menos não conhecia. Considerado o maior poeta barroco do Brasil, ocupa a cadeira de nº 16 na academia brasileira de letras.
O interessante nesse poema é que ele é tão atual que não parece que foi escrito há mais de 300 anos.

Sempre imagino e acredito (será muita ingenuidade minha?) na evolução do ser humano, acredito que nossa espécie pode melhorar a cada dia e se tornar mais digna nessa terra, digna de ser chamada "humana", pois ser "humano" significa ser a imagem de Deus, que representa a perfeição, e é esse o objetivo principal, e a vontade de Deus. Vendo esse poema escrito há 300 anos percebo que estamos involuindo.

Me diz você, está evoluindo ?


Cidade Vergonha

Que falta nesta cidade?... Verdade.
Que mais por sua desonra?... Honra.
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha.

O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.

Quem a pôs neste rocrócio?... Negócio.
Quem causa tal perdição?... Ambição.
E no meio desta loucura?... Usura.

Notável desaventura
De um povo néscio e sandeu,
Que não sabe que perdeu
Negócio, ambição, usura.
[...]

E que justiça a resguarda?... Bastarda.
É grátis distribuída?... Vendida.
Que tem, que a todos assusta?... Injusta.

Valha-nos Deus, o que custa
O que El-Rei nos dá de graça.
Que anda a Justiça na praça
Bastarda, vendida, injusta.
[...]

A Câmara não acode?... Não pode.
Pois não tem todo o poder?... Não quer.
É que o Governo a convence?... Não vence.

Quem haverá que tal pense,
Que uma câmara tão nobre,
Por ver-se mísera e pobre,
Não pode, não quer, não vence.

[Gregório de Matos "epílogos" (1690?)]

6 comentários:

J.J. Nunes disse...

Esse poema e muito interessante.Sabe pq as pessoas nao o conhecem? pq muitos despresam a literatura, acham coisa inutil, eu sou matematico porem sempre que posso vejo o que nossos escritores têm de bom. conteporaneo ou não, temos que valorizar nossa cultura, parabens pela escolha

Derli Reis disse...

Bem Gostei da foto... parece da minha cidade anoite.... bacana.... ele precisa tirar daqui do meu bairro.

Raoni Frizzo disse...

Muito bom poema...Gregório de Mattos é genial. Me lembro de tê-lo estudado muito no meu colegial.

Inclusive, seu apelido era "Boca de Inferno" (se não me engano), por sempre criticar indiretamente o sistema governamental. Gosto muito da ironia dele.

Parabéns pelo post. Muito bom!

Raoni
www.blogonews.blogspot.com

Jefferson Barbosa disse...

Sr. Guerra, famoso boca de brasa, ou do inferno como o amigo citou acima. Suas obras são admiraveis e instigantes.

E sim, você pode adicionar. É uma honra e muito obrigado pelos elogios.

Ricardo Jung disse...

talvez eu tenha causado uma impressão muito irada e anti-humana no post abaixo, mas não é bem assim... eu tenho fé na raça humana porque sei que o propósito divino é a evolução, o que me fere é a hipocrisia predominante nesse sistema idiotizante que nos ata as mãos

eu nunca soube o verdadeiro valor do Boca do Inferno, mas acho que somos um tanto parecidos

Cíntia disse...

Rô...hoje lembrei-me de vc!
Sabe qual filme tive o prazer de ver??? Sim, O Caçador de Pipas.
CARACOLES. EXCELENTE!
Falarei dele no meu blog. Depois confira, ok?????