quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

"A melhor coisa que tenho para lhe oferecer é sempre a verdade." John Powell.

Boa Noite amigos !!!

Hoje vim falar de atitudes.
Tenho passado momentos muito estressantes, e me peguei querendo agir nessa condição, recebendo tratamento rude, pensei em dar em troca tratamento igual (ainda não agi assim, ainda bem), e isso veio atormentanto minha cabeça, tanta raiva, estresse, querendo descontar em quem merece (não nos inocentes), mas lembrei de um grande aprendizado que carrego comigo "não deixe que os outros digam como você deve agir", mas como é difícil ser assim hein ? engolir em seco uma grosseria e ainda ser amável... que Deus me ajude a conseguir agir no amor que Ele nos ensina, porque é muito difícil.
Tento a cada dia fazer com que o amor divino supere o orgulho e deixe lugar à humildade.

Vou postar aqui um texto de um livro que todos deveríamos ler, e digo isso porque não é um livro de auto-ajuda (que por sinal não gosto) mas sim de psicologia, e excelente.


Texto extraído do livro:
Porque tenho medo de lhe dizer quem sou, John Powell.

"O comportamento do ser humano pleno é sempre imprevisível - simplesmente porque é livre."

Agir versus Reagir

A pessoa inteira é um ator, não um reator. O colunista Sidney Harris conta uma história em que acompanhava um amigo à banca de jornais. O amigo cumprimentou um jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Harris sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. Quando os dois desceram pela rua o colunista perguntou:

- Ele sempre te trata com tanta grosseria ?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão polido e amigável com ele ?
- Sim, sou.
- Porque você é tão educado já que ele é tão indelicado com você ?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.

A implicação desse diálogo é que a pessoa inteira é "seu próprio dono", não se curva diante de qualquer vento que sopra; ela não está à mercê do mau humor, da mesquinharia, da raiva dos outros.
Não são os ambientes que a transforma, mas ela que transforma os ambientes.

3 comentários:

Cíntia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cíntia disse...

Rô, eu simplesmente ADOREI essa postagem: a melhor coisa que tenho para lhe oferecer é sempre a verdade(...)pois "desceu" exatamente para o meu dia de hoje...
Como me fez bem as suas palavras! =D
Acho que deveríamos publicá-lo hehehe!
Cara, hoje eu tive vontade, realmente, de sair da minha pose de menina educada e dar de "louca e desequilibrada"...mas felizmente o meu "eu" superou tamanha raiva.
Aproveitei e fui para a quitanda fazer as comprar (pra aliviar-me, sabe?)
Sim, eu fui comprar o que mais gosto para uma noite "calorentra": Muita fruta e água de cocô.
Assim eu consigo RELAXAR e relevar!
Amiga, espero que vc estejas bem..Qualquer coisa, envia-me email, tá?
Bjokas, Ci

Feänor disse...

Eu adoraria te ajudar, mas a verdade é que eu sou um vagabundo de marca maior...

A maior prova disso é que só assisti uma das 3 aulas do cursinho que tive esta semana. E isso porque as aulas na usp nem começaram...

Agora, mesmo não sendo muito afeito ao estudo, acho que posso te dar uma dica ou outra derivada mais do senso comum do que de qualquer outra coisa.

Sobre os concursos, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que você não está ali pra aprender. Sim, é isso mesmo! Você só está ali pra gravar o que lhe for passado. Só isso.

Sabendo disso, tenha plena noção de que você vai, uma hora ou outra, passar em algum concurso. TODO MUNDO PASSA EM CONCURSO! Não existe quem não passou - só quem ainda não passou. Por isso, o importante é não desistir no meio do caminho nem se cobrar demais por resultados rápidos.

Outra coisa importante é, obviamente, estudar todo dia. Agora, como você é muito ocupada, não vá perder suas preciosas horas de sono pra varar a noite estudando. É melhor você estudar menos e dormir direito, porque só assim você conseguirá extrair todo seu poder de fixação durante o dia.

Não se cobre demais por resultados... Eles virão com o tempo.

Uma coisa muito importante... Não perca seu tempo estudando coisas que não vão cair. Pega o edital, olha as matérias, e o que não estiver ali, já nem se incomode em estudar (digo isso porque alguns cursinhos te dão um leque maior de matérias porque não são específicos pra um concurso só).

E uma coisa importantíssima: faça as provas anteriores do concurso! Isso é absurdamente importante! Mas faça reproduzindo as condições do concurso mesmo: se isole por 4 horas, desligue telefone, tv, celular etc e não pare até terminar. O que você errar nesse "simulado", você não vai mais errar na prova.

Sobre a fuvest... Olha, eu passei, mas foi em filosofia... É bem mais fácil do que passar em direito (eu não passei na usp quando prestei direito... sou formado na PUC). Como eu sabia que era meio fácil, eu nem estudei, nem fiz enem nem nada. Agora, caso você queira mesmo entrar no larguinho, é melhor se preparar. Mas faça isso de maneira inteligente.

Primeiro, claro, faça o ENEM. Nem tem o que discutir. Pegue o ciclo de matérias que você mais odeia e NÃO ESTUDE! Digo isso porque você tem uma agenda muito cheia, e não compensa ficar quebrando a cabeça com coisa que você não manja. É muito melhor você reforçar aquilo que você já compreende e gosta, até porque o estudo vai ser mais leve e não vai acumular (tanto) stress pras suas outras atividades (cursinho pra concurso, trabalho etc).

Olha, se no concurso que você vai prestar for cair algo de direito, recomendo a leitura APENAS DA LEI SECA! O que cai nessas provas é só a letra fria da lei, e o melhor é você estudar direto por ela. No edital já saem os artigos certinho que caem. Decore aquilo, e você conseguirá ir bem na prova.

Aliás, vou mais longe. Imprima os artigos em folhas pequenas, grampeie-os e leve esse bloco sempre com você. Quando tiver um tempinho no ônibus, no trabalho... Enfim, quando tiver um tempo livre, gaste-o olhando pra lei. Alguns vão mais longe e colam cartolinas nos seus quartos com remissões de estudo e gravam sua própria voz ditando parte da matéria pra colocar no mp3 player. Não precisa fazer isso... Só comentei mesmo, acho que já é exagero, mas você pode tentar se quiser.

Ah, e uma coisa importante pra segunda fase da fuvest de geografia e um pouco de história é: LER JORNAL! Leia o jornal, porque isso vai fazer MUITA diferença!

Pra você aguentar a pressão disso tudo, é bom sempre manter o lazer em dia. Faça alguma atividade física regular, se gostar, faça yoga, ou medite ou sei lá...

E lembre-se do principal: você não precisa estudar 500 folhas de matéria em 1 ano pra, no final, passar em alguma coisa...

Você só precisa estudar umas 10 por dia pra, mais ano menos ano, passar em um concurso.

Sei lá se isso ajudou... Acho que você já ouviu tudo isso no cursinho rs.

Pra resumir, o importante é ter: método, foco, não noiar e não desistir. Seja realista no estudo, não tente abraçar o mundo com as pernas. Siga seu ritmo, o ritmo da sua vida... Quando der, estude. Quando não der, não estude. Não se martirize por isso, so procure administrar da melhor forma possível o seu tempo.

Uma última palavrinha: quer mesmo fazer direito...? É uma faculdade bem ingrata... Seja qual for seu ideal (justiça, fama, glória, dinheiro, poder) tenho quase certeza que ele será frustrado quando você perceber como a coisa funciona.

Mas não deixe isso te desanimar, só considere um aviso e procure informações detalhadas do curso antes de embarcar nesse grande navio chamado "Titanic" rs

Boa sorte! Se precisar de alguma coisa, é só falar... Bjs!